terça-feira, 18 de outubro de 2011

Especial Cores dos Esmalte: Vermelho

My Fortune - OPI

Vermelho Paixão - Avon Color Trend

Sirius - Big Universo

Salsa -Ana Hickmann

Rouge Cassino - Bourjois

Rodeo Diva - China Glaze

Coque - Risqué Pop 4 you

Red Carpet -Sally Hansen

Provocante - Avon Color Trend
Laura -Rivka

319 cremoso -Hits
Vermelho - Dior
Loving Red 117 - Givenchy
Vanguarda- Risqué Pop 4 You

Pura Luxúria - Risqué

Merengue - Impala

Madonna - Impala

Vermelho Pecado - Eliana Super Pérola

Caravelas 219 - Dote
Dress to impress - OPI

Melancia - Colorama
Biquini Vermelho - Impala

Beijo na Boca - Ana Hickmann

Tapete Vermelho - Colorama

Chic - Ana Hickmann

Cereja - Elke

Lotus Rouge 455 - Chanel

40 graus - Colorama
Love that red -Revlon

Olá meninas! Dando continuidade ao especial sobre as cores dos esmalte, hoje venho apresentar a cor vermelha.

Breve histórico: O vermelho é também uma das cores subtrativas primárias no espectro de cores vermelho-amarelo-azul, mas não no espectro de cores ciano-magenta-amarelo-preto. É ainda, junto ao azul e ao amarelo, uma das cores pigmento-primárias. Seu nome origina da palavra para pequeno verme na língua latina, derivando primariamente do grego. Na natureza, descreve um planeta e as estrelas gigantes, além de estar ligado a reações físicas e intimidação.

Colore ainda minerais, vegetais, pele, escamas, pelos e penas dos animais. Historicamente, seu datado primeiro uso é marcado na Pré-História, quando representava as caçadas; com o passar dos anos, conquistou significados positivos e negativos, que iam desde fertilidade e boa sorte à cor do deus Seth. Na cultura humana, representa desde habilidades comunicativas aos nomes de bandas e ruas, não apenas na língua portuguesa. Ao longo do tempo adquiriu seu próprio simbolismo e valor psicológico na comunicação global. Significou riqueza e poder, e hoje é sinônimo do proibido, do violento, do apaixonante e do amoroso. É ainda elemento presente em terapias, religiões e até mesmo no senso comum. Na Europa, no período da Idade Média, os homens já utilizavam do escarlate para tingir tecidos, preparar cosméticos e como ingrediente culinário, graças a cochonilha, inseto capaz de produzir substância avermelhada. No Egito, possuía, junto a outras cores, significados psicológicos, e no Oriente, era já considerada uma cor comum. No século XVII, o rei francês Luís XIV instituiu o vermelho como a cor da nobreza, ao usa-lo em roupas, calçados e colorindo palácios, em tapeçaria. Durante a Revolução Francesa, foi a cor da insurreição. Na América, os índios usavam recursos naturais, como o urucum, para obter a coloração e se enfeitarem ou camuflarem-se para batalhas. No papiro de Ebers, dito o livro médico mais completo e antigo da Humanidade (1 550 a.C), o vermelho foi utilizado nos títulos dos capítulos, nos nomes das doenças e nas dosagens dos medicamentos, já que no Egito era a cor usada para dar ênfase. De acordo com uma antiga lenda grega, as rosas vermelhas - símbolos de amor e fidelidade - vêm do sangue de Adonis, morto por um javali durante uma caçada. Assim, para esta mitologia, o encarnado é o ciclo de crescimento e declinío, além de ser a cor dedicada a deusa Afrodite. Todavia, o vermelho não representou apenas positivismo. Para os israelitas dos tempos bíblicos, o vermelho era a cor do sangue para espantar demônios; Supostamente a primeira cor a ser percebida pelo homem, é também a primeira a ser vista por pessoas que sofreram danos cerebrais e tiveram cegueira temporária. Com o passar dos anos, esta cor ganhou tons e variações, conotações e simbolismos, que vão do amor a ira, representando o vermelho das rosas preferidas para o Dia dos Namorados a camisas de times de futebol pelo mundo.

Curiosidades: Na natureza, existem diversas frutas e vegetais que exibem tons avermelhados tanto em seu interior quanto em suas cascas. As frutas vermelhas, por exemplo, são ricas em antioxidantes e protegem músculos contra a ação de radicais livres. O vermelho, neste caso, indica o quão saudável é a fruta: quanto mais intenso o vermelho, melhor. Para as frutas que apresentam esta coloração, a intensidade do vermelho ainda representa maior quantidade de açúcar. Os legumes também apresentam licopeno, ácido elágico e antocianina, e auxiliam no combate a doenças como o câncer. O rubro, para frutas e legumes como morango, cereja e pimentão vermelho, é obtido devido a antocianina, sensível a mudança do pH, que quando ácido, mostra-se vermelho; e ao ácido elágico, que além de protege-los contra pragas, vírus e bactérias, é ainda responsável pela atração de insetos que irão polinizar as frutas. No universo, Marte é chamado de "planeta vermelho" devido a cor avermelhada impregnada em sua superfície por causa da abundândia de óxido de ferro ali presente. Como uma das sete cores do arco-íris, o vermelho representa uma das sete notas musicais, um dos sete céus, um dos sete planetas, um dos sete dias da semana e assim por diante. Simboliza um dos elementos vitais, o fogo; a dimensão horizontal, mais clara a oriente e mais escura a ocidente; e é visto como elemento fundamental da vida e da sensualidade feminina. Acredita-se que uma mulher vestida de vermelho jamais seria vista como inocente. Representante da carne e da possessividade, o vermelho é o glamour do tapete vermelho. No ser humano, dizem, é a cor que provoca o aumento da pressão arterial, da pulsação e do ritmo respiratório. O vermelho simboliza o fogo central, o ser humano e a terra. Para a alquimia, é o homem universal e o sangue da imortalidade. Expressões comuns: quando uma pessoa leva um "cartão vermelho" é porque foi expulsa de algum lugar ou passou por um rompimento; já quando alguém "está no vermelho" é porque sobram-lhe os defitis; e quando se fica "vermelho de vergonha", a pessoa demonstra sua capacidade em ruborizar-se.

Espero que tenham gostado do post. Até a próxima pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário