segunda-feira, 4 de julho de 2011

Unhas Doentes - Onicomicose

   A Onicomicose é a infecção que acomete as unhas, causada por qualquer tipo de fungo. Pode ser adquirida de várias formas, como pelo contato com o solo, animais e outras pessoas, além de alicates e tesouras que estejam contaminados. Os fungos mais frequentemente implicados pertencem a um grupo chamado de dermatófitos, os quais se alimentam de queratina, a "matéria-prima" das unhas.
   Qualquer unha pode ser acometida, porém as unhas do pé são mais frequentemente afetadas, devido principalmente ao uso constante de tênis e sapatos, propiciando um ambiente úmido, escuro e aquecido, que é favorável ao desenvolvimento dos fungos. Na maioria das vezes, apenas uma ou duas unhas estão doentes, sendo raro o acometimento de todas as unhas simultaneamente.
   Sintomas:
   Normalmente, a primeira unha acometida é a do "dedão do pé". Inicia como uma mudança na cor da unha (amarelada, esbranquiçada ou amarronzada), na ponta, espalhando-se por toda a espessura da unha e depois em direção à cutícula. Com o passar do tempo, a ponta da unha se quebra ou é retirada pelo indivíduo, deixando a pele sob a unha exposta, local onde o fungo está realmente se multiplicando. O restante da unha pode deformar-se, permanecendo assim indefinidamente, se não tratada.
   Existem várias formas de manifestação das onicomicoses. Veja abaixo alguns dos tipos mais frequentes:   
  • Descolamento da borda livre: a unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica ôca. Pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente. 
  • Espessamento: as unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas e grossas. Esta forma, pode se acompanhar de dor e levar ao aspecto de "unha em telha" ou "unha de gavião".
  • Leuconíquia: manchas brancas na superfície da unha. 
  • Destruição e deformidades: a unha fica frágil, quebradiça e se quebra nas porções anteriores, ficando deformada. 
  • Paroníquia ("unheiro"): o contorno ungueal fica inflamado, dolorido, inchado e avermelhado e, por consequência, altera a formação da unha, que cresce ondulada e com alterações da superfície. 
   Como evitar ?
   Hábitos higiênicos são importantes para se evitar as micoses.  Previna-se seguindo as dicas abaixo:  
  • Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
  • Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos).  Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
  • Evite mexer com a terra sem usar luvas.
  • Use somente o seu material de manicure.
  • Evite usar calçados fechados o máximo possível.  Opte pelos mais largos e ventilados.
  • Evite meias de tecido sintético, prefira as de algodão.
   Tratamento:
   Os medicamentos utilizados para o tratamento podem ser de uso local, sob a forma de cremes, soluções ou esmaltes. Casos mais avançados podem necessitar tratamento via oral, sob a forma de comprimidos. Os sinais de melhora demoram a aparecer, pois dependem do crescimento da unha, que é muito lento. As unhas dos pés podem levar cerca de 12 meses para se renovar totalmente e o tratamento deve ser mantido durante todo este tempo. A persistência é fundamental para o sucesso do tratamento.
   O tipo de tratamento vai depender da extensão da micose e deve ser determinado por um médico dermatologista.  Evite usar medicamentos indicados por outras pessoas, pois podem mascarar características importantes para o diagnóstico correto da sua micose, dificultando o tratamento.

Fontes: http://www.dermatologia.net,http://boasaude.uol.com.br


   Se você por algum acaso você se indentificou com uma das fotos, procure com urgência um dermatologista. 
   Embora os tratamentos tópicos não sejam tão eficazes em algumas pessoas, é necessário que cuide das unhas para que elas não ficam doentes e feias.
   A minha dica para quem está com a unha oca como na foto da unha leuconíquia, é que corte toda a parte doente, vai ficar feio, mas é a melhor solução. Depois de  cortá-la, pingue pelo menos uma vez ao dia, água oxigênada e água sanitaria. Muitas pessoas conseguiram sarar a leconíquia com esse tratamaneto. De qualquer forma não deixe de ir ao médico!

3 comentários:

  1. Que horrivel!! coitada da donas dessas unhas.Não tem jeito: Higiene é tudo na vida da gente!!

    ResponderExcluir
  2. Feio não é!?Mas muitas pessoas infelizmente passam por isso, principalmente que usa muito sapato fechado.

    ResponderExcluir
  3. credo trsti pq nenhuma pessoa merece isso

    ResponderExcluir